sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Pilares da fotografia - Velocidade do obturador

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre mais um dos três pilares da fotografia. Falaremos sobre a velocidade do obturador ou Shutter Speed.

Velocidade do obturador (Shutter Speed) é um dos três pilares da fotografia, sendo os outros dois ISO e Aperture. Na velocidade do obturador a mágica acontece. Ela é responsável por criar efeitos dramáticos, quer vão desde congelar uma ação até criar o efeito de movimento embaçado (motion blur).


1) O que é um obturador da câmera?

Simplificando, o obturador é uma cortina na frente do sensor da câmera. Ele permanece fechado até o momento anterior ao disparo da câmera. Quando a câmera dispara, o obturador abre totalmente e expõe o sensor da câmera para a luz.  Depois que o sensor coleta luz, o obturador fecha imediatamente, parando a luz de bater na superfície do sensor.
O botão que dispara a câmera também é chamado como "obturador" ou "botão do obturador", porque esse aciona o obturador da câmera fazendo-o abrir e fechar.

2) O que é a velocidade do obturador?

A velocidade do obturador, também conhecida como "tempo de exposição", representa o período de tempo em que o obturador da câmera está aberto fazendo assim a exposição, à luz, do sensor da câmera. Se a velocidade do obturador é rápida, cria-se o efeito de congelar a ação completamente, como visto na foto acima do do pássaro. Se a velocidade do obturador for lenta, ela pode criar um efeito chamado "motion blur", onde objetos em movimento aparecem desfocados na direção do movimento. Este efeito é bastante utilizado nas propagandas de carros e motos, onde uma sensação de velocidade e movimento é comunicada ao espectador.
Fotógrafos de paisagem (Landscape) usam velocidades de obturação lentas ou longas para criar uma sensação de movimento em rios e cachoeiras, mantendo tudo o resto em foco como na foto da cachoeira abaixo.


Entretanto quando a intenção é congelar uma ação que está acontecendo de forma muito rápida a velocidade de obturação deve ser igualmente rápida para então criar o efeito de congelamento. Veja a foto tirada do pulo de um golfinho abaixo. Nesse caso, foi usada uma velocidade de obturação rápida no momento em que o golfinho saltou para fora da água.


3) Como a velocidade do obturador é medida?

A velocidade do obturador é medida em frações de segundo, quando estão abaixo de um segundo. Por exemplo 1/4, significa um quarto de segundo, enquanto 1/250 significa um duzentos e cinquenta avos de segundo ou quatro milissegundos. 
A maioria de DSLRs (acredito que todas) podem atingir velocidades de obturação que variam de 30 segundos até 1/8000 de um segundo, varia de acordo com fabricante e modelo. A velocidade mais lenta de obturação na maioria das DSLRs é tipicamente de 30 segundos.

4) Velocidades rápidas, lentas e longas do obturador

velocidade de obturação rápida é normalmente o que for necessário para congelar a ação. Valores acima de 1/300 de um segundo para a fotografia em geral. Já para pássaros ou objetos que movimentem-se bem rápido, acima de 1/1000 de segundo são valores mais indicados.


velocidade de obturação lenta é considerada como a velocidade mais lenta que você pode manipular a câmera sem introduzir movimento na foto quando feita a mão livre. Algumas das lentes Nikon mais recentes, como a Nikon 70-200mm VR II, têm tecnologias especiais de "redução de vibração" dentro da lente para lidar com velocidades de obturação de até 1/10 de segundo, dependendo da técnica do fotógrafo, a mão livre sem inserir movimento na foto.

velocidade de obturação longa é normalmente acima de 1 segundo, quando você tem que usar um tripé para obter imagens nitidamente aceitáveis (fotografia de baixa luz/noite ou para capturar movimento).

5) Como ajustar a velocidade do obturador?

A maioria das câmeras controla a velocidade de obturação automaticamente através da medição na câmera. Quando a câmara está definida para o modo "Automático", a velocidade do obturador e a abertura são automaticamente selecionadas pela câmara. Quando fotografando em modo "Prioridade de Abertura", ajusta-se a abertura da objectiva, enquanto a câmara define automaticamente a velocidade do obturador.

Existem duas formas de definir manualmente a velocidade do obturador:

A) Configurando a câmera para o modo "Prioridade obturador", onde você define a velocidade do obturador e a câmera seleciona automaticamente a abertura.
B) Configurando a câmera para o modo "Manual", onde você define a velocidade do obturador e a abertura manualmente.

Se você ainda não domina os três pilares da fotografia recomendo deixar a câmera selecionar a velocidade correta de obturação para você. Para que a câmera escolha a velocidade por você, basta selecionar o modo "Prioridade de Abertura" em sua câmera e ser feliz.
Caso já tenha alguma conhecimento e queira criar os efeitos de congelamento ou movimento na foto, a melhor opção é ir para o modo "manual" da sua câmera.


Deixem suas dúvidas ou comentários abaixo.

Abraço e até o próximo post.






Fonte: https://photographylife.com/what-is-iso-in-photography

0 comentários:

Postar um comentário